COMPETÊNCIAS PESSOAIS |
IDENTIDADE |
Autoconhecimento |
Autoestima |
Autoconfiança |
INDICADORES |
O aluno demonstrou curiosidade? |
O aluno teve confiança? |
O aluno definiu sua curiosidade e escolheu facilmente a pergunta inicial? |
O aluno demonstrou sentir-se capaz de chegar à resposta de sua pergunta? |
O aluno persistiu na sua pergunta, mesmo encontrando dificuldade para respondê-la? |
O aluno deu um passo à frente no desenvolvimento de sua autonomia durante o projeto? |
O aluno expôs confiantemente suas descobertas para o grupo? |
O aluno reagiu de maneira positiva e receptiva ao receber críticas ao seu trabalho? |
COMPETÊNCIAS RELACIONAIS |
INTERPESSOAIS |
Reconhecimento do outro |
Convívio com a diferença |
Interação |
Comunicação |
Convívio em grupo |
Planejamento, trabalho e decisão em grupo. |
INDICADORES |
O aluno valorizou as perguntas dos colegas, contribuindo para o aprimoramento delas? |
O aluno interagiu e demonstrou ter boas habilidades de comunicação nesse inicio de trabalho? |
O aluno aceitou facilmente as contribuições dos colegas? |
A interação do aluno com o uso das ferramentas foi boa e fácil? |
O aluno que teve perguntas com temáticas semelhantes a de outros trabalhou bem em equipe? |
Demonstrou ter compromisso com o trabalho coletivo, mesmo que estivesse desenvolvendo um projeto individualmente? |
O aluno interagiu com outras pessoas para coletar dados? |
O aluno recebeu ideias dos colegas para a busca de informações? |
Ele deu sugestões para contribuir com os projetos dos amigos? |
O aluno pode expor para o grupo, com clareza, suas descobertas? |
O aluno soube lidar de maneira positiva com opiniões diferentes das suas? |
Valorizou o trabalho dos outros? |
Interagiu e se comunicou com facilidade? |
Solicitou colaboração dos amigos para seu projeto? |
Demonstrou ter compromisso com a manutenção do espaço escolar? |
COMPETÊNCIAS COGNITIVAS |
MÍNIMAS |
Leitura e escrita |
Analise e interpretação de dados, fatos e situações |
Acesso a informação acumulada |
INDICADORES |
O aluno demonstrou boa habilidade argumentação na defesa de sues interesses? |
O aluno demonstrou capacidade de analisar criticamente as perguntas dos pares? |
O aluno demonstrou ter habilidades de leitura e escrita na coleta, seleção e registro de dados? |
Dependendo da pergunta do aluno, pode ter sido necessário que ele realizasse calculo e/ou resolvesse problemas. Como ele se saiu nessa situação? |
Ao coletar, analisar, selecionar e registrar os dados, o aluno foi capaz de estabelecer relações entre conceitos e construir novos conceitos? |
COMPETÊNCIAS PRODUTIVAS |
BASICAS |
Criatividade |
Gestão e produção do conhecimento |
GESTAO |
Autogestão |
Cogestão |
Heterogestão |
INDICADORES |
O aluno demonstrou criatividade na escolha da pergunta? |
Seu aluno buscou formas criativas para a coleta de dados? |
O aluno foi capaz de gerenciar a etapa de coleta de dados – buscando, analisando, selecionando -, conseguindo produzir e construir conhecimento? |
O aluno geriu seu projeto com a sua ajuda e orientação (cogestão) ou precisou do seu direcionamento (heterogestão)? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário