Projeto Didático Identidade
Maternal
Tema: Quem sou eu?
Público – Alvo: Crianças entre 3 e 4 anos (maternal)
Tempo de duração: 8 meses
Responsáveis: Professoras e Educadoras dos maternais
JUSTIFICATIVA:
Nessa fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas asoportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrarem-se como ser critico autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
OBJETIVOS:
Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações socioculturais e históricas, de modo contextualizando, valorizando sua auto-estima. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância.
CONTEÚDOS:
§ Resgatar a história de vida da criança a partir do nome próprio, valorizando sua auto-estima, possibilitando que ela se reconheça como sujeito de sua história;
§ Promover situações de socialização, interação e reconhecimento do outro;
§ Possibilitar que a criança construa sua identidade e autonomia por meio de brincadeiras e vivências em diferentes situações;
§ Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, construindo esquemas corporais;
§ Conhecer e compreender os órgãos dos sentidos;
§ Descobrir os sons do próprio corpo e os diferentes timbres (grave, agudo, longo e curto);
§ Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver em sociedade, dentro do micro e macrocosmo. (diferentes etnias sociais, religiosas), assim como, outras culturas (comunidades indígenas, africanas, por exemplo).
PROCEDIMENTOS:
§ Nomear partes do corpo e suas funções;
§ Trabalhar as diferenças em relação à altura, cor dos olhos, dos cabelos, da pele, etc.;
§ Nomear os órgãos dos sentidos e suas funções;
§ Conhecer e respeitar os diferentes costumes, famílias, grupos e povos;
§ Desenvolver a auto-estima;
§ Desenvolver o conceito positivo através da afetividade;
§ Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e assim construir sua identidade e autonomia;
§ Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
§ Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhança entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
§ Pesquisa com os pais do significado do nome da criança;
§ Foto da criança para quando bebê e recente para confecção do Livro e Linha do Tempo de sua vida;
§ Mural da Altura;
§ Auto-retrato;
§ Caixa Surpresa com espelho.
§ Construção do boneco de cada aluno para exposição
§ Fazer gráficos de altura com tiras de jornal, após observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças e semelhanças de tamanho entre as crianças.
§ Realizar atividades com o NOME da criança.
§ Nomear os objetos da sala (tudo tem nome)
§ Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
§ Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças dos demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
§ Desenho e/ou Colagem da Família;
§ Modelagem de bonecos com massinha (que pode ser feita com amido ou farinha);
§ Construção corporal, através do recorte e colagem de olhos, braços, etc.
§ Brincadeiras de casinha, representações de papéis como o de pai, mãe, bebê, filho, tia, avô, avó, professora, padeiro, açougueiro, médico, através da organização de um baú com roupas e adereços.
Habilidades a serem desenvolvidas nas áreas:
Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais e Movimento.
§ Desenvolver a compreensão utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.
§ Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades emitindo opiniões sobre assuntos.
§ Participar de situações coletivas de comunicação mediada pelo professor.
§ Ler gráficos e tabelas com intervenção do educador.
§ Desenvolver a destreza utilizando recurso de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras (circuito), dos quais participa.
§ Conhecer a si mesmo reconhecendo sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento.
§ Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas, descobertas ampliando a compreensão do mundo social e natural.
§ Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
§ Conhecer o modo de vida de outros grupos sociais ou civilizações e estabelecer relações com nossos costumes e cultura.
§ Ouvir e classificar os sons, quanto à altura, valendo-se das “vozes” dos animais. (ambiente próximo e distante. Ex: o próprio corpo e sons externos).
§ Reconhecer elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras e do uso de espelho e da interação com os outros.
§ Reconhecer e nomear as diferentes partes do próprio corpo e do outro.
§ Manipular materiais como lápis, pincéis, tinta, lixas, carvão, argila, entre outros.
§ Descobrir propriedades e possibilidades de registro.
§ Reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.
§ Observar e identificar imagens diversas.
§ Perceber sensações, limites, potencialidade, sinais vitais, integridade do próprio corpo.
§ Perceber a seqüência numérica, entendendo a sucessão dos números.
§ Observar e identificar a função do número nos diversos contextos sociais.
§ Relatar e expor soluções imaginadas para uma questão comum ou fatos do cotidiano (forma ordenada de fatos).
§ Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura.
§ Cuidar do ambiente e de seus pertences com atitudes de preservação
§ Compreender e atender aos combinados em diferentes níveis, apropriando-se dos modos de ser, de viver e de trabalhar em grupo.
§ Construir a autonomia nas relações humanas e com o meio, enfrentando desafios e solucionando situações problemas.
§ Ampliar o conhecimento do esquema corporal e da interação com os outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será de forma contínua e processual, através de observações e do registro das atividades desenvolvidas em sala e nos diversos ambientes da escola e também através de observação do comportamento dos alunos, hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Confeccionaremos um livro individual com os registros e as pesquisas de cada criança.
FECHAMENTO DO PROJETO:
§ Confecção de uma Caixa individual, solicitando aos pais alguns pertences ou objetos da criança desde que ela era bebê para colocar dentro da Caixa: Meus Pertences.
Nenhum comentário:
Postar um comentário