domingo, 16 de setembro de 2012

Projeto Didático Identidade
Maternal

Tema: Quem sou eu?
Público – Alvo: Crianças entre 3 e 4 anos (maternal)
Tempo de duração: 8 meses
Responsáveis: Professoras e Educadoras dos maternais


JUSTIFICATIVA:

Nessa fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas asoportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrarem-se como ser critico autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.


OBJETIVOS:

Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações socioculturais e históricas, de modo contextualizando, valorizando sua auto-estima. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância.


CONTEÚDOS:

§  Resgatar a história de vida da criança a partir do nome próprio, valorizando sua auto-estima, possibilitando que ela se reconheça como sujeito de sua história;

§  Promover situações de socialização, interação e reconhecimento do outro;

§  Possibilitar que a criança construa sua identidade e autonomia por meio de brincadeiras e vivências em diferentes situações;

§  Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, construindo esquemas corporais;

§  Conhecer e compreender os órgãos dos sentidos;

§  Descobrir os sons do próprio corpo e os diferentes timbres (grave, agudo, longo e curto);

§  Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver em sociedade, dentro do micro e macrocosmo. (diferentes etnias sociais, religiosas), assim como, outras culturas (comunidades indígenas, africanas, por exemplo).


PROCEDIMENTOS:
§  Nomear partes do corpo e suas funções;

§  Trabalhar as diferenças em relação à altura, cor dos olhos, dos cabelos, da pele, etc.;

§  Nomear os órgãos dos sentidos e suas funções;

§  Conhecer e respeitar os diferentes costumes, famílias, grupos e povos;

§  Desenvolver a auto-estima;

§  Desenvolver o conceito positivo através da afetividade;

§  Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e assim construir sua identidade e autonomia;

§  Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.

§  Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhança entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.

§  Pesquisa com os pais do significado do nome da criança;

§  Foto da criança para quando bebê e recente para confecção do Livro e Linha do Tempo de sua vida;

§  Mural da Altura;

§  Árvore Genealógica;

§  Auto-retrato;

§  Caixa Surpresa com espelho.

§  Construção do boneco de cada aluno para exposição

§  Fazer gráficos de altura com tiras de jornal, após observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças e semelhanças de tamanho entre as crianças.
§  Realizar atividades com o NOME da criança.
§  Nomear os objetos da sala (tudo tem nome)
§  Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
§  Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças dos demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
§  Desenho e/ou Colagem da Família;
§  Modelagem de bonecos com massinha (que pode ser feita com amido ou farinha);
§  Construção corporal, através do recorte e colagem de olhos, braços, etc.
§  Brincadeiras de casinha, representações de papéis como o de pai, mãe, bebê, filho, tia, avô, avó, professora, padeiro, açougueiro, médico, através da organização de um baú com roupas e adereços.


Habilidades a serem desenvolvidas nas áreas:
Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais e Movimento.

§  Desenvolver a compreensão utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.

§  Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades emitindo opiniões sobre assuntos.

§  Participar de situações coletivas de comunicação mediada pelo professor.

§  Ler gráficos e tabelas com intervenção do educador.

§  Desenvolver a destreza utilizando recurso de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras (circuito), dos quais participa.

§  Conhecer a si mesmo reconhecendo sensações, sentimentos, interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento.

§  Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas, descobertas ampliando a compreensão do mundo social e natural.

§  Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.

§  Conhecer o modo de vida de outros grupos sociais ou civilizações e estabelecer relações com nossos costumes e cultura.

§  Ouvir e classificar os sons, quanto à altura, valendo-se das “vozes” dos animais. (ambiente próximo e distante. Ex: o próprio corpo e sons externos).

§  Reconhecer elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras e do uso de espelho e da interação com os outros.

§  Reconhecer e nomear as diferentes partes do próprio corpo e do outro.

§  Manipular materiais como lápis, pincéis, tinta, lixas, carvão, argila, entre outros.

§  Descobrir propriedades e possibilidades de registro.

§  Reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas.

§  Observar e identificar imagens diversas.

§  Perceber sensações, limites, potencialidade, sinais vitais, integridade do próprio corpo.

§  Perceber a seqüência numérica, entendendo a sucessão dos números.

§  Observar e identificar a função do número nos diversos contextos sociais.

§  Relatar e expor soluções imaginadas para uma questão comum ou fatos do cotidiano (forma ordenada de fatos).

§  Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura.

§  Cuidar do ambiente e de seus pertences com atitudes de preservação

§  Compreender e atender aos combinados em diferentes níveis, apropriando-se dos modos de ser, de viver e de trabalhar em grupo.

§  Construir a autonomia nas relações humanas e com o meio, enfrentando desafios e solucionando situações problemas.

§  Ampliar o conhecimento do esquema corporal e da interação com os outros.




AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto será de forma contínua e processual, através de observações e do registro das atividades desenvolvidas em sala e nos diversos ambientes da escola e também através de observação do comportamento dos alunos, hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Confeccionaremos um livro individual com os registros e as pesquisas de cada criança.




FECHAMENTO DO PROJETO:

§  Confecção de uma Caixa individual, solicitando aos pais alguns pertences ou objetos da criança desde que ela era bebê para colocar dentro da Caixa: Meus Pertences.

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